7 hábitos para aliviar a insônia

insônia é um problema que atrapalha bastante a vida das pessoas. Uma noite mal dormida pode provocar cansaço ao longo do dia, lentidão e uma sensação de exaustão mental, devido às horas de sono perdidas.

Se você costuma passar a noite revirando-se de um lado para o outro na cama, sem conseguir dormir por conta da insônia, o post de hoje vai te ajudar bastante. Dormir bem significa ter mais qualidade de vida. Boas noites de sono afastam o estresse, a obesidade e a depressão, recuperam a energia, o sistema imunológico e proporcionam descanso e bom humor.

1. Evite comer antes de dormir

Se for necessário alimentar-se à noite, após o jantar, faça com espaço de pelo menos duas horas antes de se deitar. As atividades digestivas podem manter o seu corpo agitado.

Além do mais, à noite as atividades enzimáticas são menores, e os alimentos não são digeridos tão adequadamente nesse período.

2. Controle a exposição às luzes

A exposição a luzes está relacionada à produção de um hormônio denominado melatonina, responsável por regular o sono. Quando você está na presença de luz, podendo ser solar ou artificial, o organismo produz menos melatonina, fazendo com que você esteja mais desperto.

Durante a noite, com a diminuição da luz, o organismo passa a produzir mais melatonina, para que seu corpo relaxe e adormeça. Ou seja, estar exposto a luzes intensas durante a noite fará com que seu organismo se confunda e deixe de produzir aquele hormônio, dificultando a chegada do sono.

3. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios ajuda a dormir de maneira mais profunda. Quando praticamos algum exercício físico, ainda que seja somente 30 minutos ao dia, o cérebro libera substâncias que podem melhorar a qualidade do seu sono.

Uma das substâncias liberadas no processo é, por exemplo, a serotonina — associada a bem estar e tranquilidade.

4. Tenha uma cama confortável

Pense a respeito do local onde você dorme. Sua cama é confortável? Como é o seu colchão? Ele provoca algum tipo de tensão no seu corpo? E o travesseiro?

Cuide desses objetos e amplie o conforto de seu ambiente de repouso.

5. Faça exercícios de relaxamento

Exercícios podem ajudar a controlar sua ansiedade e facilitar a chegada do sono. Concentre-se em sua respiração, pense em locais agradáveis, tente esvaziar sua mente.

Afastar os pensamentos negativos certamente te deixará mais relaxado. A meditação é um ótimo auxílio para quem tem dificuldades para dormir.

6. Diminua a ingestão de cafeína

A cafeína é encontrada no café, nos refrigerantes, chás, energéticos e até no chocolate, entre os alimentos mais comuns de nosso dia a dia. Mesmo em pequenas quantidades pode interferir nos estágios profundos do seu sono.

Prefira consumir alimentos ou bebidas que contenham cafeína no período da manhã.

7. Escute música antes de dormir

A música pode ser uma ótima ajuda para afastar os pensamentos aflitivos. Você deve se concentrar na melodia, seu ritmo e harmonia.

Dê preferência a músicas mais tranquilas e relaxantes. As canções agitadas podem estimular o corpo e piorar a perda do sono. Deixe a música tocar até que você adormeça.

É importante experimentar diferentes dicas até encontrar a melhor solução. Alguns hábitos podem demorar um pouco até se ajustarem bem ao seu organismo. Introduza as mudanças aos poucos, para ver quais apresentam os resultados mais eficientes.

Essas dicas podem ser bastante úteis em casos de insônia simples, ou seja, que duram menos de 20 dias. Já em casos de insônia crônica o ideal é consultar um médico psiquiatra para que faça o diagnóstico da causa por trás da insônia.

Se a mudança de hábitos não for suficiente para afastar sua insôniaentre em contato com o CINA Psiquiatria e faça uma consulta com um de nossos psiquiatras!