Tratamento Ansiedade

O que é Ansiedade

Transtorno de Ansiedade Generalizada é um quadro definido, em linhas gerais, como uma ansiedade e preocupação excessivas com vários acontecimentos ou atividades, na maioria dos dias , por um período de pelo menos 6 meses. É um transtorno comum, que pode atingir até 8% das pessoas. Ele compromete áreas muitos importantes da vida dos indivíduos acometidos, levando a uma procura grande de serviços de saúde e uma perda importante de qualidade de vida. Como todos os quadros em saúde mental, há o envolvimento de fatores biológicos, genéticos e, também, de fatores psicossociais e ambientais.

Várias alterações biológicas são encontradas no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), tanto no metabolismo de áreas cerebrais, como em níveis hormonais e na sensibilidade alterada a substâncias cerebrais como a serotonina e a noradrenalina. Do ponto de vista genético, até 25 % dos parentes de primeiro grau de pessoas com TAG, tem chance de apresentar esse diagnóstico, existindo uma tendência a ser mais comum no sexo feminino.

ANSIEDADE

Procure um especialista

Para quem é indicado?

O TAG é caracterizado por sintomas ansiosos persistentes que afetam comportamentos do paciente em várias situações do dia-a-dia. Segue sintomas:

  • Dificuldade de controlar suas preocupações
  • Cansaço constante
  • Dores de cabeça
  • Sintomas adrenérgico como palpitações
  • Sudorese
  • Tontura
  • Ondas de frio ou calor
  • Sensação de falta de ar
  • Urgência miccional (ou seja, desejo de urinar vários vezes ao dia)
  • Sensação constante de que “algo pode dar errado”

Como funciona?

1

Diagnóstico correto

O TAG pode surgir em qualquer idade. Em geral, observa-se que muitas pessoas experimentam os sintomas após os 20 anos, em período de transição da adolescência para a vida adulta Porém, esse quadro pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. O diagnóstico é clínico, baseado em entrevista com médico especialista, na qual são coletadas informações sobre a família, história de vida, momento de vida atual, uso de substâncias e quadros clínicas associados. Na maioria das vezes, são solicitados exames de sangue e de imagem para avaliar se existem outras condições clínicas, como problemas de tireoide, alterações hormonais, cardíacas, neurológicas).

Plano de tratamento

Psicoterapia: quando a psicoterapia é combinada com tratamento medicamentoso, em geral observa-se uma diminuição importante do risco de recaída. Ou seja, o TAG tem tratamento e controle. A idéia central é a melhora completa dos sintomas físicos e auxiliar a pessoa conviver com sua ansiedade e usá- la a seu favor!

Tratamento medicamentoso: a classe de medicações mais usadas são os antidepressivos. Em geral, o tratamento se inicia com doses baixas, que vão sendo aumentadas gradualmente, sempre com o objetivo do maior controle possível dos sintomas. As medicações antidepressivas não causam dependência e os novos fármacos possuem muito poucos efeitos colaterais, os quais tendem a desaparecer com o decorrer do tratamento. É importante lembrar que o tratamento medicamentoso tem o objetivo de ser por tempo determinado, em geral, a depender do caso por um período de 6 a 12 meses após controle dos sintomas.

Agende uma consulta com nossos especialistas.