Tratamento Insônia

O que é Insônia

De acordo com a classificação mais recente do Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorder, 5a Edição ( DSM-IV), chamamos de Transtorno de Insônia quando há 3 elementos fundamentais:

– Dificuldade em iniciar ou manter o sono;

– Insatisfação com a qualidade do sono;

– Muito sofrimento e/ou muito impacto na qualidade de vida e funcionamento social/profissional.

Ou seja, a INSÔNIA pode ser diferente em cada indivíduo. Alguns vão ter dificuldade em Iniciar ou sono. Outros, vão ter vários despertares durante a noite, enquanto outros podem despertar antes do horário previsto e não conseguirem mais retornar a dormir.

Ainda, muitas pessoas não vão ter problemas para adormecer ou manter o sono, mas vão ter a sensação de que “não dormiram bem”, apresentando muito cansaço e sonolência logo ao acordar e, também, ao longo do dia.

CADA TIPO DE INSÔNIA NECESSITA DE UMA ABORDAGEM E TRATAMENTO DIFERENTE.

Insônia

Procure um especialista

Para quem é indicado?

O indivíduo que sofre de Insônia costuma apresentar as seguintes queixas durante o dia:

  • Fadiga (cansaço)
  • Dificuldade de atenção, concentração e memória
  • Muita irritabilidade
  • Dificuldade em ter um bom desempenho no trabalho, faculdade ou escola
  • Muita sonolência
  • Falta de motivação
  • Erros por descuido
  • Dor de cabeça e problemas gastro-intestinais

Como funciona?

1

Avaliação

Avaliação minuciosa de todos os tratamentos já tentados e do impacto da insônia no dia-a-dia, incluindo sonolência durante o dia, cansaço, fadiga, diminuição da atenção, problema de concentração e memória.

2

Exame médico

História e exame médico detalhado, incluindo a avaliação início da insônia e quando houve a progressão para insônia crônica.

3

Planejamento do tratamento

Avaliar se há outros quadros como ansiedade, depressão, dor crônica, apnéia do sono, entre outros, que podem estar associados que necessitam de tratamento específico.
Avaliar exames necessários, incluindo exames laboratoriais, neuroimagem ( tomografia ou ressonância de crânio) e polissonografia.

Plano de tratamento

Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia: orientações diretas e focais para para melhorar a qualidade de sono. É indicada para maioria dos pacientes e se baseia em HIGIENE DO SONO, CONTROLE DE ESTÍMULOS, RESTRIÇÃO DE SONO E TÉCNICAS DE RELAXAMENTO.

Medicamentos Benzodiazepínicos: os populares “calmantes”. São medicações sedativas, depressoras do sistema nervoso, induzem relaxamento e sonolência. PODEM CAUSAR DEPENDÊNCIA, e seu uso crônico pode causar problemas de memória, risco de acidentes e dificuldades para retirada da medicação. DEVEM SER USADAS COM CUIDADO, SOMENTE SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Medicações indutoras de sono não-benzodiazepínicos (i.e., zolpidem, zopiclona e zaleplon): são medicações que ajudam a “iniciar” o sono, possuem risco de causar dependência menor que os benzodiazepínicos ( mas ainda sim há vários relatos de uso abusivo). São muito utilizadas, mas não se recomenda uso por periodo maior que 1 mês para pacientes com insônia.

Medicamentos Antidepressivos: Essas medicações NÂO causam DEPENDÊNCIA. Existem vários tipos e classes que podem ser utilizados, a depender de cada pessoa e do perfil de efeitos colaterais.

Fitoterápicos: Valeriana é a mais estudada. Também, algumas pessoas tem respostas positivas utilizando Passiflora, Hipericum e outros.

Agonistas da melatonina: Atuam potencializando a ação do hormônio do sono, a Melatonina, que é liberada à noite e induz sonolência, além de ser muito importante para regulação do humor. A Melatonina isolada não está aprovada pela Anvisa no Brasil. A Agomelatina é um antidepressivo novo, ja aprovado no Brasil, que atua estimulando os receptores de melatonina.

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr ou rTMS) atua promovendo neuroplasticidade, modulando as conexões sinápticas entre os neurônios, sendo que esse efeito persiste ao longo do tempo. Assim ela surge como uma estratégia terapêutica de grande potencial para o tratamento de distúrbios do sono.

Agende uma consulta com nossos especialistas.